segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Oficina de Astronomia


No dia 18 de setembro de 2009 os SARGueanos Jorge Alberto Quillfeldt, Gilberto Klar Renner e Luciano Sclovsky encontraram-se no Planetário para palestrar na Oficina de Astronomia número 282, mantida desde 1997 pelo Professor Luis Augusto “LALS” Leitão da Silva, SARGueano fundador. Também compareceu o bolsista de divulgação científica Fernando Scherer, orientado pelo Prof. Jorge na UFRGS. Os quatro visitantes foram apanhados pelo simpático motorista da UNISINOS, o Sr. Nilo. Em excursão astronômica pela BR-116 os visitantes discutiram importantes aspectos da Astronomia, como a exploração do petróleo da camada pré-sal, a convocação da Assembléia Geral da SARG, os eclipses solares totais já observados e a Guerra do Golfo.

LALS é um dos astrônomos profissionais da SARG, de longa Cabeleiras de Berenice - ou seria de Dumbledore? - afinal, seus dois assistentes são chamados de “O Bruxo” e “O Feiticeiro” (sic). Como bom anfitrião ofereceu um café, cortesia das panquecas do alemão, onde nos sugeriu que fossemos após a palestra, mas a fome não impediu a necessidade de retorno. Outro ponto bacana foi a apresentação de um livro, sugestão da semana da Livraria Cultural Store: “A Grande História da Evolução”, de Richard Dawkins.

Como bom SARGueano, LALS é sistemático. Relatou que esta foi a terceira participação do Jorge na Oficina, que no dia 13/06/2003 palestrou sobre novas tendências em astrobiologia (OFA 175), e no dia 03/10/2003 (OFA 185) fez uma homenagem ao nosso saudoso amigo SARGueano - à época recém falecido - Eduardo Dorneles Barcelos, falando sobre seu livro "Telegramas para Marte". Já o Gilberto compareceu no dia 04/10/2002 (OFA 157) quando falou sobre os fenômenos El Niño e La Niña, e no dia 08/10/2005 (OFA 209) quando falou sobre o Trânsito de Vênus – efeitos óticos e atmosféricos.

Então iniciamos uma jam session sobre a História dos 30 anos da SARG, conduzida pelo solista e jazzman Jorge, palestrante de talento e de fôlego inesgotáveis, que falou durante quase 2 horas à uma audiência atenta de aproximadamente 20 pessoas. Luciano, Gilberto e LALS contribuíram com algumas notas astronômicas.

A SARG sempre teve duas veias principais, de acordo com os interesses de seus participantes. Um grupo esteve mais ligado à parte observacional, pois a astronomia permite a contribuição amadora, que pode ser sistematizada, compilada e depois utilizada por profissionais – exemplo notável na ciência. Amadores acompanham eclipses, chuvas de meteoros e especialmente descobrem cometas – que recebem seus nomes (embora hoje em dia existem buscas sistemáticas). Outro grupo esteve preocupado com a organização de cursos de divulgação científica - preocupação com o ensino que levou diversos SARGueanos a seguir a carreira acadêmica.

Contaremos vários episódios de nossa história, que serão apresentados aos poucos neste blogue, a iniciar pela concepção da SARG num verão adolescente no Imbé, em 1979. Por enquanto podemos dizer: “sigam nossas façanhas”!

3 comentários:

  1. Olá tenho uma descoberta de uma cratera de impacto de meteoro

    ResponderExcluir
  2. Estou pesquisando alguém especialista pra divulgar e compartilhar

    ResponderExcluir
  3. Estou tentando contatar um especialista
    para divulgar e explorar

    ResponderExcluir