quarta-feira, 16 de setembro de 2009

30 anos da SARG

Às 20 horas do dia 16 do mês de setembro de 2009 reuniram-se na Sala de Multimeios do Planetário José Baptista Pereira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) os seguintes sócios da Sociedade Astronômica Riograndense (SARG): Jorge Alberto Quillfeldt, Luis Antônio da Silva Machado, Luiz Henrique Siqueira Frota e seu filho Pedro Henrique de Moura Frota sargueno da nova geração , Luciano Sclovsky, Jeferson Jacob Arenzon (estranhamente quieto e semi-transparente desafiando os conhecimentos da física teórica da qual é autoridade mundial), Gilberto Klar Renner (que estava ocupado operando a cúpula em regime emergencial apresentando um programa de sua autoria intitulado "Jornada no Sistema Solar") e Teofilo Bastos (presente via ligação internacional ultramarina realizada com o seu telemóvel e registrado em câmera de vídeo, a ser publicado). Justificaram sua ausência os senhores Paulo Lehnen que estava em viagem de negócios, Luiz Fernando Neumann que reside no estado do Rio de Janeiro e Onófre Dácio Dalávia devido à problemas de saúde. Os demais sócios foram relaxados mesmo, conforme previsão de Teófilo Bastos, fundador da sociedade.

Em reunião ordinária os sócios celebram nesta noite os 30 anos da fundação da Sociedade Astronômica Riograndense, realizada no dia 16 de setembro de 1979. Todos prsentes começaram ginástica nesta semana, preparando-se para os próximos 30 anos.

Em primeiro lugar trataram da criação deste blog, inicialmente houve um debate sobre o serviço onde deveria ser hospedado, foram considerados o Blogger e o Wordpress, sendo o primeiro escolhido por familiaridade, após uma discussão sobre qual ferramenta se baseia em software livre, e qual é proprietária. Foi considerada a URL do blog, estando as opções "sarg", "adastra" e "ad-astra" ocupadas por outros blogs inexpressivos e inativos, sendo um alemão e um francês. Após uma votação estatísitca com média harmônica, discussões e a ameaça de um apagador atirado optou-se então por "sarg-ad-astra", que combina o nome da Sociedade com o do boletim publicado entre 1979 e 1985. Declara-se nesta data de 30 anos de aniversário o renascimento do Ad Astra através deste blog, criado pelo sócio Luciano Sclovsky, visando centralizar os relatos de atividades passadas e divulgar futuros eventos astronômicos.

Em seguida o senhor Luiz Henrique Frota relatou a situação legal da SARG. Em termos formais o último presidente foi o senhor Clóvis Falkenberg, já falecido. Alguns documentos que estavam em sua posse não puderam ser recuperados através da viúva. Perdeu-se a famosa "Pasta Verde", que continha boa parte dos documentos originais da sociedade, para júbilo do sócio Jeferson Jacob Arenzon, embora para os presentes isto seja insignificante, pois a SARG mora em nossos corações (momento violinístico). O senhor Luiz Henrique Frota relatou visita ao Cartório do Registro Especial onde verifou a necessidade da categorização da SARG como "associação" e o registo em ata de uma nova diretoria. Deve ser anexada nova versão dos estatutos, que já está disponível em meio eletrônico. A SARG é possuidora de um CGC, em dia com a Receita Federal, sob responsabilidade de Luiz Henrique Frota, que preenche anualmente uma declaração de inatividade financeira.

O sócio Jorge Alberto Quillfeldt ressalvou o fato que a inatividade não é moral, tampouco física. A sociedade tem promovido em conjunto com o Planetário o evento Ciência no Planetário - Colóquios Eduardo Dornelles Barcelos. O nome do evento é uma homenagem ao falecido sócio da SARG. Os colóquios vem sendo organizados ininterruptamente desde o ano de 2004, conforme documentado no sítio do Planetário.

Por fim, os sócios deliberaram pela realização das seguintes atividades: em primeiro lugar a convocação de uma nova assembléia geral extraordinária visando eleição de nova diretoria e futura legalização; em segundo lugar, a coleta de uma vaquinha para cobrir pequenas despesas e confecção de uma camiseta comemorativa em alusão aos 30 anos da sociedade; em terceiro lugar, deliberaram sobre o restaurante onde celebrariam gastronicamente as longas amizades astronomicamente vividas, não obstante o grau calórico da refeição, a ser compensado amanhã com atividade física prometida, optou-se pela Churrascaria Princesa Isabel.

Às 22 horas, com fome e pressa, declaramos a reunião encerrada. A lista de presenças foi registrada em papel. Obteve-se a foto abaixo da assembléia, que não mostra os sócios semi-transparentes ou virtualmente presentes, mas que retrata a antiga sala onde se realizavam as reuniões nos anos 80.

5 comentários:

  1. Se eu tivesse lembrado dessa churrascaria aí, teria sugerido! :-)

    Quanto à reunião, ainda bem que ninguém pediu contagem de quorum... aliás, qual deve ser o quorum mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Como o Jeferson só compareceu na reunião
    na forma-ectoplasma, o Tio Gil teve de
    emular seu memorável mau-humor... 10!

    Na hora, a aparição espectral não pare -
    cia preocupada com quorum, mas como não
    se votou nada...

    A verdade é que estávamos em poucos mas
    éramos muitos nesta noite estranha de
    chove-não-chove: 30 anos de barafunda,
    e temos fôlego para outros 30!

    Agora deixem de abobrinhas e mãos à obra:
    esse blogue é para coletar nossas memórias coletivas e preservá-las, incluindo imagens, documentos, videos e memorabilia em geral.

    ResponderExcluir
  3. A propósito, cumprindo o prometido na reunião de quarta (e constante em ata!) retomei a natação nesta quinta. Ou seja, vou atormentá-los pelo menos pelos próximos 30 anos, rárárá!!!

    Nada me deter%#$$#%$#@&$#&%^$... [connection closed]
    [user terminated]
    .
    ..
    ...
    Good Morning, Dave!

    ResponderExcluir
  4. Registre-se em ata complementar que o sócio Antonio "Nica" Duarte não tomou ciência da reunião por problemas pessoais que o impediram de ler os e-mails convocatórios. Sua ausência está justificada e perdoada.

    ResponderExcluir
  5. Bom vê-los nesta foto: meu ex-professor de Biofísica (Jorge)e colegas de SARG (Gilberto Arambaré, Luis Antonio e o Frota). Espero poder encontrá-los novamente.
    Abraço a todos e parabéns à SARG.

    ResponderExcluir